sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Meios de comunicação social - Analise de dois sites




Ao analisar comparativamente dois sites, concluímos que, comparando a televisão com os jornais, a televisão dá mais ênfase à cultura e à arte, divulgando-as através de diversas formas de texto (imagem, som, vídeo, publicidade, artigos, anúncios, notícias) enquanto os jornais dão maior destaque às notícias do quotidiano. Verificámos que a TVI têm hiperligações específicas dando destaque à música e ao cinema assim como às novas tecnologias; estas hiperligações são feitas sobre ícones, texto, vídeos, nalguns dos quais podemos mesmo deixar um comentário. Destacam, em primeiro lugar, o facto do grupo Eminem participar num filme de terror em 3D. A TVI expõe mais conteúdos, textos tipologicamente diversificados, vídeos com inúmeros sites sobre esta temática divulgados na íntegra, chegando mesmo a promover a confrontação dos intervenientes actualizando, sempre que possível, a informação. Nas páginas dos jornais, por seu lado, a informação fornecida é mais superficial.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

terça-feira, 20 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO




No dia 16 de Outubro, a ACRSS promoveu um conjunto de actividades dedicado ao Dia Mundial da Alimentação.
No período da manhã, as formandas de Acção Educativa elaboraram duas rodas dos alimentos, uma com alimentos naturais e outra com alimentos artificias; convidaram o público presente a participar na colocação dos alimentos numa das rodas; as formandas de Animação Sociocultural elaboraram uma pequena dramatização ”UMA FAMÍLIA DO PIORIO” em que retratavam os cuidados de higiene e segurança alimentar ou a falta deles; as formandas de Cozinha e Pastelaria expuseram uma cozinha tradicional e outra dos tempos modernos onde focavam as diferenças na conservação dos alimentos; os formandos de Apoio à Gestão elaboraram um inquérito sobre higiene e segurança alimentar.
Para mim, o nosso teatro foi muito elucidativo, uma vez que teve como objectivo alertar para a falta de cuidados que existem em nossas casas no que diz respeito à higiene e segurança alimentar.
Esta actividade integradora foi planificada algumas semanas antes entre formadores e formandos. O texto foi elaborado com a ajuda das formadoras das áreas de competência - chave (CLC, CP, STC) e da área profissionalizante.
Neste projecto, desenvolvemos competências de dramatização, trabalho em equipa, linguísticas e sociais.Esta actividade ser-nos-á útil no futuro no campo laboral visto ter interligação com a nossa área. Gostei de todas as actividades apresentadas, pois todas tinham interesse, ou seja, todas elas serviram para elucidar o público presente de como certos comportamentos que temos podem ser incorrectos e afectar gravemente a nossa saúde.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bases de dados



Uma base de dados é uma entidade onde é possível guardar dados de uma forma estruturada. Os dados devem poder ser utilizados por diferentes programas ou utilizadores. Uma base deve estar ligada a uma rede, com a finalidade de pôr em conjunto estas informações. Designa-se por sistema de informação a estrutura que junta os meios organizados para compartilhar.
As bases de dados servem para pôr à disposição de utilizadores dados para consulta, assegurando sempre os direitos atribuídos. É bastante útil quando os dados informáticos são muito numerosos.
A principal vantagem de uma base de dados é que é composta por um sistema de gestão que permite o acesso de maneira simples, autorizando o acesso a vários utilizadores assim como inserir, retirar ou modificar estes mesmos dados. As páginas amarelas, os códigos postais, o SIGE (SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ESCOLAS), o SIGO (SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DA OFERTA EDUCATIVA), são alguns dos exemplos de bases de dados.
O SIGE permite gerir recursos de informação através da utilização de um cartão electrónico criado em 2001 pela MICRO I/O para apoiar a direcção das escolas, tornando-as mais seguras e eficientes.
Dá a possibilidade ao aluno de comprar diferentes produtos na papelaria/refeitório/bufete, consultar o seu saldo assim como também o controlo de entradas e saídas. Permite aos pais, através de uma palavra - passe consultar em casa todas as informações relacionadas com o seu educando (faltas, notas e marcação de refeições).
No Paião, a vila onde vivo, a EB 2/3 Dr. Pedrosa Veríssimo foi uma das pioneiras deste sistema que até hoje satisfaz toda a comunidade escolar. A SIGE III é hoje em dia a mais actual e utilizada.
O SIGO foi criado com o objectivo de apoiar o programa NOVAS OPORTUNIDADES. Serve de plataforma a este programa através de diferentes organismos dos Ministérios da Educação, do Trabalho e da Solidariedade Social.
Consiste em apoiar as necessidades de informação de escolas, centros de formação, Centros Novas Oportunidades, das Direcções-gerais de Recursos Humanos da Educação, das Direcções Regionais de Educação e da Agência Nacional para a Qualificação.
O conselho de gestão decidiu criar este sistema em consideração da elevada complexidade alcançada pela plataforma e necessidade de articular diversos utilizadores.
Tudo isto é possível graças ao computador e à Internet.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

O nosso diário

Nas aulas de CLC, com a formadora Ana Luísa começámos a fazer um diário de curso, onde vamos registar diariamente o que fazemos na formação. Quando estiver pronto, vai poder ser consultado por todos!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Já passou um mês...


Os dias passam a correr! Hoje faz um mês que iniciámos a nossa formação. Mudámos de instalações, fomos para o lado da Nossa Senhora das Candeias. Também lá estão as colegas de Cozinha e Pastelaria. Ao longo deste período, tenho adquirido novos conhecimentos e aprefeiçoado outros. Estou a gostar muito!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O telemóvel



Desde os meus vinte e três anos que possuo telemóvel. Na altura era um Alcatel, posteriormente adquiri um Nokia 5300 que tem como funções os SMS-MMS, ligações telefónicas, agenda, câmara fotográfica, vídeo e Internet. Pertence à rede TMN porque na zona onde vivo é a única com mais conectividade.
As funções que mais utilizo são: as ligações telefónicas, escrevo SMS e a câmara fotográfica. As funções que mais utilizo em prol do meu quotidiano são as mensagens e o despertador para me acordar todas as manhãs.
A escrever mensagens as abreviaturas que mais utilizo são: bj (beijos), k (que), pk (porque), n (não), entre outras. Por vezes quando estou longe de casa vou ao messenger no meu telemóvel para falar com o meu marido. Coloco o meu telemóvel no silêncio quando estou a tratar de assuntos importantes, na formação, etc…
Porém, como muitas outras coisas, os telemóveis têm desvantagens e uma delas é o facto de ser nocivo para a saúde. As suas radiações podem provocar cancro, as suas baterias poluem o ambiente e podem provocar problemas auditivos.
O uso do telemóvel no exercício de condução é expressamente proibido porque está provado que é uma das causas de acidentes. Também não deve ser usado por portadores de pacemakers.
Em conclusão, o telemóvel revolucionou as comunicações mas o seu uso abusivo vai-nos trazer graves problemas no futuro!!!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Criação do meu blog


Hoje, na sessão de CLC, criei um blogue. Inicialmente, criei uma conta no gmail, depois criei um blogue onde publiquei informação pessoal, atribuí um título, escolhi uma tela de fundo e adicionei os contactos das colegas de formação. Este blogue tem por objectivo publicar as minhas reflexões ao longo do percurso formativo.Gostei de adquirir novos conhecimentos!