
Uma base de dados é uma entidade onde é possível guardar dados de uma forma estruturada. Os dados devem poder ser utilizados por diferentes programas ou utilizadores. Uma base deve estar ligada a uma rede, com a finalidade de pôr em conjunto estas informações. Designa-se por sistema de informação a estrutura que junta os meios organizados para compartilhar.
As bases de dados servem para pôr à disposição de utilizadores dados para consulta, assegurando sempre os direitos atribuídos. É bastante útil quando os dados informáticos são muito numerosos.
A principal vantagem de uma base de dados é que é composta por um sistema de gestão que permite o acesso de maneira simples, autorizando o acesso a vários utilizadores assim como inserir, retirar ou modificar estes mesmos dados. As páginas amarelas, os códigos postais, o SIGE (SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ESCOLAS), o SIGO (SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DA OFERTA EDUCATIVA), são alguns dos exemplos de bases de dados.
O SIGE permite gerir recursos de informação através da utilização de um cartão electrónico criado em 2001 pela MICRO I/O para apoiar a direcção das escolas, tornando-as mais seguras e eficientes.
Dá a possibilidade ao aluno de comprar diferentes produtos na papelaria/refeitório/bufete, consultar o seu saldo assim como também o controlo de entradas e saídas. Permite aos pais, através de uma palavra - passe consultar em casa todas as informações relacionadas com o seu educando (faltas, notas e marcação de refeições).
No Paião, a vila onde vivo, a EB 2/3 Dr. Pedrosa Veríssimo foi uma das pioneiras deste sistema que até hoje satisfaz toda a comunidade escolar. A SIGE III é hoje em dia a mais actual e utilizada.
O SIGO foi criado com o objectivo de apoiar o programa NOVAS OPORTUNIDADES. Serve de plataforma a este programa através de diferentes organismos dos Ministérios da Educação, do Trabalho e da Solidariedade Social.
Consiste em apoiar as necessidades de informação de escolas, centros de formação, Centros Novas Oportunidades, das Direcções-gerais de Recursos Humanos da Educação, das Direcções Regionais de Educação e da Agência Nacional para a Qualificação.
O conselho de gestão decidiu criar este sistema em consideração da elevada complexidade alcançada pela plataforma e necessidade de articular diversos utilizadores.
Tudo isto é possível graças ao computador e à Internet.
